terça-feira, 19 de junho de 2007

Final de ontem

Ontem foi legal o final do dia.... assisti o filme "Um amor para recordar", indicação de uma amiga muito especial e fiquei surpreso com o filme, tamanha foto-semelhança (rs).. lógico que fiquei na fossa... normal.. "faz parte" (como diria alguém)..

Depois fui preparar o "sermão" (palavra mais densa e pesada... em nada se assemelha ao que de fato eu fiz) para o culto doméstico que seria na casa de minha tia, onde eu estava incumbido de levar a Palavra. Foi dez essa hora.. orei e derrepente pipocaram milhares de idéias.. milhares de tópicos que Deus tem tentado me ensinar (estaria tendo mais progresso não fosse minha enorme cabeça de pedra).. Escolhi um em particular que muito fala comigo.. o tópico "Vendo a vida do ponto de vista de Deus".. começava com a pergunta que consta em Tiago 4.14b que é: "Que é a sua vida?".. interessante essa pergunta..abre margem para muito divagar, muito pensar, refletir... Creio que todos possamos ter uma resposta diferente, que cada um de nós vejamos a vida de uma maneira ímpar e que dificilmente teríamos duas respostas iguais... principalmente porque a pergunta nao é "que é a vida?" e sim "que é a SUA vida?"... Se é nossa (minha, sua) teremos nossa resposta...nosso entender, e que em nada estará errado, visto que é nossa...

Porém uma pergunta tão densa que Deus nos faz, ele mesmo quer ajudar a perceber o que é a vida, o que poderia ser a SUA vida.. Jesus, quando indagados pelos judeus de sua época sobre essa questão tão antiga e filosófica, respondeu - "eu sou a vida".... pretensioso esse Jesus né?? hauhaushuash.. dizer e chamar para si a resposta que a tanto atormenta toda a humanidade, dizendo ser ELE a vida, é de fato algo bem grande. Será que é ele mesmo a vida?

Essa mesma pergunta Jesus explicou mais tarde no que consiste seu significado.. no que consistia o ponto de vista de Deus sobre essa questão.. ele disse "e a vida eterna é essa, que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a seu filho, a quem enviaste"... Para Jesus, vida seria conhece-lo.. vida seria relacionar-se com ele próprio..

Busquei então ver uma outra pessoa e seu ponto de vista sobre vida e como esse ponto de vista foi alterado quando ele teve um encontro com Deus.. Isaías foi a minha escolha.. gosto muito desse profeta porque ele é um dos que tem o texto mais fácil de ler e que em muito se assemelha ao estilo de redação dos evangelhos sinóticos.. é praticamente o "profeta da graça"..

Em Isaías cap 6, vemos que ele testemunha um encontro com Deus.. e a primeira preocupação dele quando vê Deus, é olhar para sua vida e defini-la.. ele a define assim: "ai de mim, que sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de lábios impuros"... ou seja.. ele não era nada diferente do povo de sua época.. o povo era tudo boca suja e ele nao diferia em nada.. sua vida era assim.. igual a de todo mundo. Tanto que quando ele vê ao Senhor, ele logo teme pela propria vida, dizendo "ai de mim".

Mas esse encontro com Deus mudou esse homem.. se sua preocupação era ser uma pessoa de labios impuros, se isso era o que o envergonhava diante de Deus, se isso era o seu pecado, Deus vem a ele e o toca com uma brasa viva em sua boca, em seu ponto de vergonha, e diz "eis que agora seus pecados são perdoados"... logo em seguida, como mágica, Isaías passa a nao somente ver ao Senhor, Isaías passa a ouvir ao Senhor... ele passa a ouvir uma pergunta que Deus fazia naquela época e faz ainda hoje. Deus perguntava: "Quem há de ir por nós?" Deus estava lá no seu trono, olhando para a humanidade e preocupado perguntando, "quem enviarei? quem há de ir por nós?".. somente depois desse encontro com Deus e depois que ele tem perdoado seus pecados, é que ele pode ouvir essa preocupação de Deus. Deus se preocupa com sua criação. Temos muitos exemplos disso. Mas Deus não quer apenas se preocupar ou perguntar, ele quer pessoas que estejam dispostas a irem anunciar e quase sempre, interferir na situação que ele mesmo vê e se preocupa.

Isaías pode ouvir e perceber essa preocupação de Deus.. e ele respondeu a essa pergunta, se oferecendo.. para Isaías, não havia mais a preocupação dele ser uma pessoa de lábios impuros ou dele mesmo habitar no meio de um povo com lábios impuros.. ele agora queria esse comissionamento maior.. esse propósito de vida maior. Mais do que se preocupar com seus lábios, agora ele queria preocupar-se com o que Deus se preocupava. E ele se oferece e ouve Deus dizer "então vá! Vá para a terra que eu te enviarei" Isaías além de poder ouvir agora a preocupação de Deus, ele pode se juntar a Deus nessa preocupação e ser comissionado por nada mais nada menos do que o Deus Altíssimo, que habita num alto e sublime trono mas que ao mesmo tempo quer estar no meio de nós.

Aposto que Isaías teria uma resposta diferente para a questão "o que é a sua vida?" depois desse acontecido....

Paulo era um cara que tinha uma visão semelhante a de Isaías depois desse comissionamento. Paulo disse as palavras mais loucas e corajosas que poderemos ouvir alguém dizer. Paulo disse: "em nada considero minha vida preciosa"..."porque, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro"....kkkk embaçado esse Paulo...rsrsrs um maluco que pensa que morrer é lucro só pode estar muito chapadão.. muito louco... de fato estava..estava louco por Cristo, sua loucura tinha um fim e um proposito, Cristo, por isso, ele julgava sua vida em nada preciosa. Queria apenas ir ter com aquele servo que foi capaz de entregar sua vida por ele, que foi capaz de abrir seus olhos e dar a ele um tesouro maior do que tudo que ele podia sonhar ou querer.. o tesouro do conhecimento de Deus. O tesouro do relacionamento com o Deus Criador.

Foi legal ontem a noite.. esse estalo que eu tive e me lembrei de tudo isso me fez refletir o quanto minha vida tem sido preciosa para mim.. o quanto eu tenho desejado viver para mim mesmo... e me fez corar. Alguém que pode dar sua vida por mim e eu ainda assim querendo viver pra mim mesmo... Nessas horas eu sempre me lembro de uma outra pergunta que está em salmos que diz: "Que darei ao Senhor pelos benefícios dele para comigo?" me lembro que respondi e respondo: Darei minha vida ao Senhor, porque é a única coisa preciosa que eu tenho. É o único presente que eu posso oferecer.

É.... acho que estou mais abobado com essas coisas.......rsrs

Nenhum comentário: