quarta-feira, 20 de junho de 2007

Expectativas

Não sei vocês, mas eu, quando tenho uma expectativa, geralmente eu nem durmo. Existem diversos graus de intensidade para expectativas, mas no geral, todas nos levam a sonhar, a imaginar e a planejar coisas que nem sabemos se poderão se concretizar.

Tenho aprendido a não esperar nada das pessoas. Tenho aprendido que expectativas podem ser frustadas e isso é algo que nos cansa demais. Sempre fica aquela sensação de perda muito grande. As vezes nem tínhamos idéia se poderíamos por em prática nossas idéias mirabolantes, mas, basta a expectativa se frustar, que todos aqueles sonhos contam para nos deixar para baixo.

Fica a sensação de derrota, de desconsolo, de perda.
Lidar com essas emoções é geralmente difícil e triste.. dizem que a gente aprende com essas coisas.. pra mim isso é balela.. não aprendo nada.. talvez porque eu sou mesmo burro.. pq quando vou ver.. estou criando expectativas novamente... pra mim isso é sinal de burrice.. cair no mesmo erro repetidamente só pode ser sinal disso.

Geralmente nós alimentamos uma expectativa porque sonhamos com algo.. e sonhos são aquele negócio né.. mexer com sonho sempre é mexer com o mais íntimo da pessoa.. sempre complicado.

Na Bíblia temos alguns exemplos de pessoas que tinham expectativas.. Abraão é uma delas.. Ele queria um herdeiro.. levar o nome da família era muito importante naquela época.. e Deus já havia prometido fazer dele uma grande nação...portanto.. ele esperava um herdeiro.. mas Sara, sua esposa, era estéril e já contava com uns 70 anos.. ou seja.. já tinha passado há muito tempo da data de validade...
Deus então promete a ele um herdeiro... Tem coisa mais louca do que essa promessa? Ele com 75 anos e ela já no pó da rabiola.. e vem o doido de Deus e promete a ele um herdeiro.. Abraão esperou.. esperou.. esperou.. imagino a ansiedade de ver essa promessa cumprida logo nele.... Ele esperou tanto que começou a achar que talvez pudesse ajudar Deus de alguma maneira.. já que Deus prometeu, talvez ele precisasse de uma diretriz.. uma ajuda.. então Abraão se deita com uma concubina e tem um filho.. pronto.. herdeiro.. tá aí a promessa de Deus.... é.. abraão tinha resolvido...
Só que passa um pouco mais de tempo e vem Deus e reafirma a promessa.. diz que é de Sara que ele suscitaria um herdeiro.. .... pois é.. Deus é doido mesmo.. nessa altura Sara já tinha 89 anos...huahsuahsh Abraão contava 99...

No ano seguinte, conforme Deus havia prometido.. nasce Isaque, filho de Abraão com Sara.. um tiozinho de 100 anos e uma tiazinha de 90 anos.. Complicado esse Deus... faz o impossível, sempre.

A expectativa de Abraão quanto ao seu herdeiro foi surpreendida e sua interferencia causou pepinos e frustrações para muita gente depois.

Resumindo... a tentativa de ajudar Deus só atrapalhou no final...
Engraçado que eu olho para esse exemplo.. e me vejo quase sempre como Abraão.. tentando ajudar a Deus....... pergunto-me.. porque será que eu não aprendo?.. só pode ser falta de fé....huashaus
Ai Deus.. dá-me fé.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como nunca fiz um comentário assim (sinta-se honrado) não espere muito tá? hehehe...
Realmente, uma expectativa quebrada pode ser frustrante. Mas o que é a visa sem vc sonhar e esperar algo? E se não deu certo, por que não tentar de novo? Quando conseguir será melhor o "gosto" de alcançar o esperado.

No fim, se não chegarmos ao esperado, talvez tenha sido bom para aprendermos e vermos os erros que possamos ter cometido,agindo de outra forma que nos faça atingir o desejado em uma próxima vez!

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Más há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado". (Shakespeare, Sonho de Uma Noite de Verão)